skip to Main Content

FCL-RJ / Edital de Políticas afirmativas

O Fórum do Campo Lacaniano do Rio de Janeiro torna público o Edital permanente para seleção de participantes das atividades ofertadas por meio de política de cotas para negros e indígenas, de acordo com a Constituição Federal/1988, Lei 11.096/2005 e a Lei 12.990/2014. O Edital faz parte de um plano de ações afirmativas no Campo Lacaniano do Rio de Janeiro que visa à inclusão, nas atividades e Seminários de formação do Fórum Rio, daqueles que historicamente sofrem os efeitos da etnicidade que segrega grupos humanos e da racialidade que impacta os corpos subjugados por interpretações sociais centradas em marcadores fenotípicos. A desumanização dos corpos racializados e a legitimação dos efeitos de segregação recrudesce a exclusão socioeconômica. As dinâmicas de racialização e de exclusão socioeconômica no Brasil foram agravadas pela pandemia da Covid 19. Daí a importância de o Fórum Rio fazer frente ao discurso do Capitalismo que incide sobre formas de gozar que tem como efeito a segregação e extermínio. Diante da retroatividade de precarização da vida – a exemplo da mortalidade alta entre a população negra (pretos e pardos), a pauperização dos trabalhadores –, urge criar um espaço para a formação de psicanalistas oriundos de outras classes sociais e grupos étnico-raciais contrariando a composição dos participantes e membros dos Fóruns do Campo Lacaniano, assim buscando proporcionalidade com relação a composição étnica da população brasileira. Para o primeiro semestre de 2023 estarão disponíveis 17 vagas para a modalidade “Participantes de Fórum”. Tais números serão reavaliados no segundo semestre de 2023. 

A Comissão de Bolsas e Auxílios, responsável pela organização do Edital, funciona em formato de Cartel. Compõem a Comissão: Cinara Santos, Eduardo Brandão, Elisa Cunha, Vaneza Azevedo e Rosane Melo (+1 do Cartel).

Após a leitura do EDITAL, o candidato interessado deverá encaminhar uma carta de apresentação para o e-mail secretariaforum@campolacanianorj.com.br. O e-mail do candidato será encaminhado para o  Colegiado de delegados do FCL-Rio que conduzirá o processo de ingresso, como nas demais admissões para as atividades do FCL-RJ!!!