os seminários

 

Os seminários dos membros do Fórum seguem a orientação lacaniana de que aquele que ensina “o faz por sua conta e risco.” De acordo com tal orientação, os seminários partem do princípio de que “a psicanálise tem consistência pelos textos de Freud” (Lacan, 1967) e de que aquele que ensina está sempre na posição de analisante, uma vez que, em psicanálise, o saber sempre se ordena pela moldura do não-saber.

 

Dentre eles, temos os seminários do Espaço Escola, sob a responsabilidade dos membros que compõem a Comissão de Coordenação do Fórum naquele período específico.

 

Os demais encontram-se subdivididos por área onde são ministrados: em Botafogo, Flamengo e Barra da Tijuca; no Centro, Nova Iguaçu e Miguel Pereira; e em Niterói e Búzios. Os endereços  e outras informações podem ser consultados nos resumos de cada seminário.

 

 

Espaço Escola
 

Os Seminários do Espaço Escola estão sempre sob a responsabilidade dos membros que compõem a Comissão de Coordenação do Fórum naquele período específico. Estes tanto podem coordenar um seminário, como convidar outro membro do Fórum para que o faça. O Espaço Escola é composto de três atividades:

 

  • Seminário de Escola: Seminário sobre a Escola: como o nome diz, este seminário se propõe a abordar questões diretamente ligadas à formação do analista e à garantia que a Escola oferece.

  • Seminário dos Cartéis é o espaço que acolhe os produtos individuais de cartel, promovendo a exposição e o debate dos textos escritos pelos cartelizantes.

  • Sessão Clínica é o momento em que os analistas dão o testemunho de sua prática.

 

© 2015 Leonardo Pimentel

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon